quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Seminarista

Josivaldo de França Pereira

Era seu primeiro dia de aula. Ele chegou animado, radiante de alegria e muito ansioso para iniciar sua formação teológica. Muito espiritual, com razão estranhou o linguajar daquele colega no intervalo da aula. "Tudo bem, deixa pra lá", pensou ele, "nada que possa ser denominado de escândalo". Antes de iniciar a próxima aula, leu a Bíblia e fez uma breve oração. Não era possível fazer muita coisa. Primeiro porque o intervalo era pequeno e segundo porque a maioria da classe conversava enquanto um ou outro realmente bagunçava.
Uma idéia brilhante surgiu quando alguém lá do fundo pediu silêncio e propôs à turma que todos chegassem "mais cedo amanhã" para que se fizesse uma devocional antes da primeira aula. Outro sugeriu que devocionais fossem feitas todos os dias e que cada dia alguém trouxesse "uma palavrinha". A classe apoiou.
A primeira semana foi bem. Na segunda semana não teve devocional na terça, quinta e sexta. Na terceira as devocionais acabaram-se de uma vez por todas. O curioso é que a falta de constância do grupo estava se refletindo na vida devocional de cada um também. Em casa quem costumava orar e ler a Bíblia todos os dias andava faltoso. Outros já não liam a Bíblia havia um bom tempo.
Começou-se as pesquisas para os trabalhos, os estudos para as provas e as devocionais foram todas para o espaço. A leitura diária da Bíblia há muito foi substituída pelas leituras dos livros. Seminarista tem que ler muito mesmo! A leitura faz parte de sua boa formação. Mas nada disso à custa de uma vida de oração e comunhão com Deus!
É preciso que nossos seminários atentem para a vida devocional de seus alunos. A espiritualidade cristã deve acompanhar nossos jovens durante o decorrer de seus estudos para que se tornem pastores piedosos e bênçãos em suas igrejas. Quantos iniciaram bem o seminário e saíram deles "céticos" em relação a Deus e à vida? Precisamos criar em nossos meninos o hábito da leitura bíblica diária. E os professores devem ser exemplos nesse particular.
Há pastores que alegam não ter tempo para uma leitura diária da Bíblia e oração. É isso que Deus quer? Claro que não. O pastor não deve somente falar de Deus ou sobre Deus. Ele precisa falar com Deus. O pastor não deve somente falar da Bíblia ou tomá-la em suas mãos apenas para fazer seu sermão. Ele precisa ter seu momento devocional com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra. Uma boa sugestão é iniciarmos nossas manhãs assim. Por que não começar o café da manhã com Deus, como fazia o salmista? "De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando" (Sl 5.3); "Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia" (Sl 59.16); "Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma" (Sl 143.8).
Seminaristas, pastores, líderes e crentes em geral, não se esqueçam da recomendação do Senhor Jesus para com o Deus Pai: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33).

5 comentários:

  1. Caro amigo, quanta verdade sem sua reflexão! Precisamos ser modelos de nossos rebanhos, levando a sério nosso compromisso com Deus. Precisamos ensinar e proclamar as verdades divinas com a autoridade que advém da intimidade com o Senhor.Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Amado amigo e companheiro de ministério, Rev. Walter, obrigado por suas palavras e que Deus continue abençoando grandemente sua vida e de toda a sua família.
    Um forte abraço do amigo Josivaldo.

    ResponderExcluir
  3. Nessa simples e importante verdade, recebi de Deus mais uma cobrança para mais seriedade, não dois ou três dias seguidos de devocional, mas em todo tempo!

    Que Deus te abençoe!

    Shalom!

    ResponderExcluir
  4. que bom termos mais pesoas ocupadas em alertar quanto a est falta!

    també sou blogueiro
    http://www.igrejaforadoquadrado.blogspot.com/

    ResponderExcluir