sexta-feira, 4 de junho de 2010

A visão da vara de amendoeira

Josivaldo de França Pereira


Sabe-se muito pouco da vida anterior de Jeremias, fora do que é dito no capítulo 1.1-3 de seu livro. Ele nasceu provavelmente por volta do ano 640 a. C., em Anatote, na terra de Benjamim, cerca de cinco quilômetros a nordeste de Jerusalém. Descendia de sacerdotes e seu ministério profético durou mais de 40 anos. Harrison comenta: “Jeremias se destaca entre os profetas hebreus por causa da dimensão em que revelou seus sentimentos pessoais. Os outros faziam suas profecias sem dizer muito do que se passava dentro deles, mas Jeremias revela seu coração turbulento de homem que foi escolhido um pouco contra a sua vontade para ser o arauto de Deus em sua geração”.[1]
A vara de amendoeira foi a primeira visão de Jeremias após o seu chamado. “Veio ainda a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1.11,12).  É significativo o fato da primeira visão de Jeremias está associada ao zelo de Deus no cumprimento de sua palavra. Mas o que a visão da vara de amendoeira tem a ver com o significado dela, ou seja, em Deus velar sobre a sua palavra para cumpri-la?
Há um jogo de palavras no texto de Jeremias 1.11,12 que só fica claro no texto original. Em hebraico o substantivo “amendoeira” (shaqed: “aquele que acorda”) e o verbo “velo” (shoqed: “eu velo sobre”) são provenientes da mesma raiz hebraica. Entretanto, isso não é tudo. A amendoeira é a primeira árvore a florescer na primavera do Oriente Médio. O que Deus está dizendo a Jeremias é que, do modo como o ramo da amendoeira é o primeiro a florescer, a despertar, ele (Deus) faria o mesmo em relação à sua palavra. A visão ilustra a prontidão com que Deus cumpre suas promessas. Assim como os primeiros botões da amendoeira anunciavam a primavera, a palavra pronunciada por Deus apontava para seu rápido cumprimento. E quem já leu todo o livro de Jeremias sabe como Deus cumpriu e cumpriria à risca tudo que prometeu acerca do cativeiro Babilônico e outras profecias.
A Bíblia inteira mostra como Deus é zeloso no cumprimento de sua palavra. “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Js 21.45). “Porque eu, o SENHOR, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá e não será retardada; porque, em vossos dias, ó casa rebelde, falarei a palavra e a cumprirei, diz o SENHOR Deus” (Ez 12.25). “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra” (Mt 5.17,18). “A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24.44).
“Como velei sobre eles, para arrancar, para derribar, para subverter, para destruir e para afligir, assim velarei sobre eles para edificar e para plantar, diz o SENHOR” (Jr 31.28).


[1] R. K. Harrison, Jeremias e Lamentações. Série Cultura Bíblica. São Paulo: Mundo Cristão/Vida Nova, 1989, p. 27.

18 comentários:

  1. Olá Pr. Josivaldo, Graça e paz da parte do Senhor Jesus...
    Esta é a minha primeira visita, irei rever todas suas postagens, com serteza seremos bons amigos, e eu irei aprender muito com o senhor.
    Desde já estou te seguindo, aguardo também a sua visita ao meu humilde blog, aonde sertamente os seus comentarios irão me edificar muito.
    Deus abençoe a tua vida, sua família e o seu ministério, em nome de Jesus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei muito da esplicação da vara de amendoeira que Deus continue abençoando

      Excluir
  2. A paz do Senhor, Ar. Josivaldo...
    Já estou acompanhando! Estou gostando muito do trabalho!

    Jordanny Silva
    http://jordannyblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. paz querido belo artigo, bom saber que tenho mais um blog abençoado para seguir.

    ResponderExcluir
  4. Pr. Josivaldo a paz do Senhor; seguindo indicação do pastor Marcelo de Oliveira, me tornei seguidor do seu blog. Está de parabéns!!! Muito legal o seu blog, estarei visitando mais vezes! Visite meu blog também: www.clenio-mendes.blogspot.com; se achar por bem seguí-lo ficarei honrado. Fique na paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  5. a paz do senhor pastor josivaldo, gostei muito desse cometario, que o Senhor possa está sempre nós a ensinar.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado netisiane, continue seguindo a gente e postando seus preciosos comentários.

    ResponderExcluir
  7. glória a Deus, que a visão de jeremias seja prevagada a igreja de cristo, para que renascamos antes de cada primavera, para buscarmos vidas para Deus, alams para o reino do Senhor,deus abençoe seu ministério, Pregador Marco Hencks Igreja pentecostal Evangelho pleno Mauá são Paulo a Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Amém querido. Deus abençoe grandemente sua vida.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito da explicação sobre a vara da amendoeira!!!!!!!a paz do nosso SENHOR JESUS CRISTO

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Dany. Deus abençoe ricamente sua vida.

    ResponderExcluir
  11. paz do SENHOR,queria deixar minha gratidão a DEUS,por ele levantar homens de compromisso com a verdade divina,DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado meu querido irmão pelo carinho e apreço. Que Deus o abençoe muitíssimo também.

    ResponderExcluir
  13. Pr obrigado pelo esclarecimento acerca desta palavra que. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Eu que agradeço Anderson pelo carinho e apreço. Deus o abençoe ricamente também.

    ResponderExcluir
  15. Essa interpletação,esta muito boa ótimo esclarecimento que Deus abençõe muito mais seu ministério....

    ResponderExcluir
  16. foi muito boa esta interpretação do texto original.que o nosso Senhor esteja a cada dia Levantano Homens de corações puro.(verdadeiros)em sua obra.um forte abraço.

    ResponderExcluir