sábado, 23 de outubro de 2010

A Lei na Graça

Josivaldo de França Pereira


A Bíblia ensina que o cristão não é um fora da lei, mas alguém que está “debaixo da lei de Cristo” (1Co 9.21). Embora Cristo tenha abolido as leis civis e cerimoniais, os mandamentos morais de Deus permanecem absolutos, de modo que: a graça divina não é licença para a libertinagem, e sim, liberdade para a santidade em Cristo Jesus. As falsas deduções acerca da lei foram condenadas por Paulo nas epístolas aos Romanos, aos Coríntios e aos Tessalonicenses, e também pelo próprio Senhor Jesus nos três primeiros capítulos do Livro de Apocalipse.

O antinomismo (do grego anti [“contra”] e nomos [“lei”]) é uma doutrina antiga que ensina não ser necessário aos cristãos pregarem e/ou obedecerem à lei moral do Antigo Testamento. Havia alguns na Igreja Primitiva que diziam: “Ah, não estamos mais debaixo da lei, estamos sob a graça; quer dizer que o que fazemos não importa. Uma vez que não estamos mais debaixo da lei, mas sim debaixo da graça, vamos pecar, para que a graça seja mais abundante! Vamos fazer o que quisermos; isso não importa. Deus é amor, fomos perdoados, estamos em Cristo, nascemos de novo; portanto, façamos tudo que quisermos”. O antinomismo é uma prática condenada em toda parte do Novo Testamento.

Martin Lloyd-Jones disse acertadamente: “É um trágico engano pensar que quando temos a graça, não há nela nenhum elemento da lei, mas que há uma espécie de licença. Isso é uma contradição do ensino bíblico concernente à lei e à graça. Existe graça na lei; existe lei na graça”.

Toda e qualquer posição que diga, “somente a lei”, ou diga, “somente a graça”, é necessariamente errada porque na Bíblia temos “a lei” e “a graça”. Não é, “a lei ou a graça”; é “a lei e a graça”.

3 comentários:

  1. Linda mensagem!

    Lembro-me que quando estava estudando Soteriologia, "doutrina da Salvação", chorava no meio das aulas. Tentava segurar o choro de alegria em ver o incomensurável amor de Deus por toda a humanidade.

    Jesus, a graça encarnada, para a salvação da humanidade.

    Shalom uv'rachot!
    (Paz e Bençãos)

    ResponderExcluir
  2. Jesus cumpriu todos os mandamentos da lei em nosso lugar e os imprimiu em nossos corações como benefício da sua graça.

    ResponderExcluir
  3. Jesus cumpriu todos os mandamentos da lei em nosso lugar e os imprimiu em nossos corações como benefício da sua graça.

    ResponderExcluir