sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Quarto Homem: a mensagem de Daniel 3.24,25


Josivaldo de França Pereira
 

O capítulo três do livro de Daniel é um dos mais belos da Bíblia. Ele fala do Deus que honra a fé dos que nele confiam. Os companheiros de Daniel se recusaram peremptoriamente a se prostrarem diante da imagem de ouro gigantesca que o rei Nabucodonosor tinha feito. Foram levados perante o rei...
Na presença do rei, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego testemunharam que permaneceriam fiéis a Deus até o fim, reafirmando o compromisso que tinham com o verdadeiro Deus. Não se abalaram nem mesmo com a ameaça de serem lançados na fornalha de fogo ardente, como de fato aconteceu.
Ao serem lançados na fornalha, algo de extraordinário ocorreu: “Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses”.
Note que a maior surpresa do rei não foi em relação aos três homens que passeavam dentro do fogo, mas pelo surgimento de um quarto homem. Para o rei, o quarto homem era “semelhante a um filho dos deuses”. Para nós, era o Cristo pré-encarnado que veio em socorro daqueles que “... por meio da fé... extinguiram a violência do fogo...” (Hb 11.33,34), porque não negaram o Deus de verdade.
Numa época, em que as pessoas estão mais dispostas a serem servidas por Deus do que servir a Deus, é maravilhoso ver como os amigos de Daniel se dispuseram a dar a própria vida pelo Senhor, independente de serem libertados ou não da fornalha ardente pelo próprio Deus. Deus honrou a fé dos seus filhos. E ainda hoje, o Senhor socorre os que nele se refugiam, honrando a fé dos que o honram. E quem nesta vida perecer por sua fé em Deus, certamente receberá no além seu galardão junto ao Trono da Graça.
Se você se sente perdido e desorientado, saiba que existe um quarto homem que salva e protege. Se você está sendo escarnecido por ser um servo ou uma serva de Deus, lembre-se que existe um quarto homem que honrará a sua fé. Ele é Jesus, o mesmo que nos prometeu em Mateus 28.20, “... E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.
Ainda que a sua vida esteja uma fornalha, nele você pode confiar!

Um comentário:

  1. devemos sempre seguir o que,DEUS diz . mesmo que todos no entedem!.

    ResponderExcluir