sábado, 3 de setembro de 2011

A arte de fazer perguntas

Maneira de aumentar a participação do aluno

Josivaldo de França Pereira


A aprendizagem é mais eficaz quando os alunos também falam. A interação professor/aluno é básica à comunicação e à aprendizagem. A interação ocorre quando professores e alunos se expressam diretamente e escutam, com atenção, o que os outros dizem. Os alunos apreciam, de verdade, o professor que desenvolve algumas técnicas ao liderar a interação na sala de aula.
Uma vez fui indagado sobre como fazer os alunos participarem mais na sala de aula. Respondi: “Faça perguntas”. No entanto, para isso é preciso fazer as perguntas corretas. Com o auxilio de alguns mestres na aérea do ensino, foi possível elaborar um esboço do que vem a seguir.
O uso de perguntas é, provavelmente, o recurso mais importante para guiar o pensamento dos alunos e orientá-los na aprendizagem. As perguntas podem ser usadas por professores e alunos.
1)  Os professores podem fazer perguntas a toda classe, ou a um só aluno.
2)  Podem ser escritas numa folha como tarefa ou em testes.
3)  Podem ser usadas como parte de uma série de instruções.
4) Os alunos, também, podem fazer perguntas aos professores, e uns aos outros, e podem fazê-las para uso na própria pesquisa.
Além das muitas maneiras como as perguntas podem ser feitas, é possível combiná-las com uma ampla variedade de atividades e recursos. As perguntas podem ser usadas para:
1)     Incentivar uma discussão sobre um tema conhecido.
2)     Apresentar um tema novo ou uma matéria.
3)     Recapitular matéria já estudada.
4)     Refletir sobre experiências pessoais.
5)     Relacionar um tema bíblico com experiências pessoais.
6)     Interpretar uma passagem bíblica.
7)     Incentivar mais pesquisa sobre algum tema.
8)     Avaliar um filme, documentário, etc.
9)     Pesquisar mais sobre determinada matéria.
10) Analisar um problema pessoal ou social.
11) Comentar sobre um simulado ou outra atividade.
12) Provocar uma explosão de idéias sobre algum problema ou assunto.
13) Entrevistar um convidado que possa ajudar a classe.
14) Considerar outras opções.
15) Esclarecer os valores expressos pelas pessoas.
16) Estudar as crenças e os propósitos das pessoas.
Professor, planeje sua aula fazendo um levantamento das possíveis perguntas que sua classe faria. Um trecho de poesia popular nos diz quais são essas perguntas:
Tinha seis amigos fiéis,
Ensinaram-me tudo quanto sei,
Chamam-se Como e Que e Por que,
Onde e Quando e Quem.
Use o mesmo princípio para estabelecer as perguntas que você faria a sua classe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário