terça-feira, 4 de outubro de 2011

Aos mestres com carinho

10 lembretes importantes

                                                            Josivaldo de França Pereira

Querido(a) professor(a): 

1) Ao lecionar na classe bíblica, evite dar as respostas de suas próprias perguntas imediatamente. Se a classe sabe que você irá responder logo em seguida, sem que ela tenha tempo de responder, com certeza não se entusiasmará em respondê-las. Na verdade ela ficará com a impressão de que você não está tão interessado assim no que a classe pensa.
2) Nunca desdenhe de uma pergunta por mais óbvia que ela pareça ser.
3) Não ria jamais com a pergunta de seu aluno. Geralmente ele receberá isso como desprezo, não da pergunta, mas da própria pessoa dele.
4) Faça elogios sinceros aos seus alunos por mais simples que sejam as perguntas ou respostas.
5) Quando tiver dificuldade com alguma pergunta e/ou achá-la muito interessante, valorize seu aluno ou aluna pela “boa pergunta” e peça-lhe permissão para compartilhá-la com a classe.
6) Jamais manipule a palavra. Você não é o dono da verdade. O bom professor aprende juntamente com seus alunos.
7) Seja humilde e sincero, não tenha vergonha de dizer “não sei” ou “vou pesquisar e trago a resposta semana que vem”. Mas traga mesmo! A classe saberá que além de humano você é uma pessoa de palavra.
8) Evite o distanciamento do assunto proposto na classe. Tenha o controle da situação.
9) Seja dinâmico e dê sua aula com gosto e entusiasmo. Isso compensará o fato de, por exemplo, o aluno levantar cedo e ir à escola dominical, pois ele irá à aula com o mesmo entusiasmo seu.
10)Sua aula precisa ter começo, meio e fim. E se, porventura, não teve tempo de terminar a lição, deixe bem claro que ela terá um fim. Seus alunos precisam saber aonde você e eles estão indo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário