quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Mente Renovada



Josivaldo de França Pereira

O que significa ter uma mente renovada? Com Paulo aprendemos: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Hendriksen, comentando Romanos 12.2, observa: “Paulo não diz: ‘Substituam a forma externa por outra’. Isso não traria solução nenhuma, pois o problema com os que se deixam moldar segundo o padrão desta presente era [má] se acha bem arraigado. É de transformação que se necessita, mudança interior, renovação da mente, ou seja, não só do órgão que pensa e raciocina, mas da disposição interior; melhor ainda, do coração, do ser interior”.[1] E mais: “Por conseguinte, essa transformação não deve ser uma questão de impulso: ora avança, ora se retrai. Tem de ser contínua. (...). Equivale à santificação progressiva”.[2]
Há um ditado popular, e muito correto, que diz: “Mente vazia é oficina do diabo”. A mente vazia e desocupada é terra fértil para a tentação e o pecado. Um exemplo bem conhecido é o de Davi. No tempo em que os reis costumavam sair para a guerra, Davi resolveu ficar em Jerusalém. Sem ter o que fazer, ele se levanta da cama, vai ao terraço da casa real e... Sabemos no que deu (2Sm11.1-5). No entanto, não basta estar com a mente ocupada. É preciso que ela esteja cheia de coisas boas, afastando dela tudo que seja ruim. Pensar em coisas que não convém é um prato cheio para a tentação e o pecado. “Pense no mal, e ele aparecerá; volte seus pensamentos para o pecado, e seus pés logo o seguirão”, dizia Spurgeon. Por isso Paulo fala da “renovação da vossa mente”.
“Ter uma mente renovada é a definição bíblica de transformação espiritual”.[3] Mente renovada é mente santificada: “para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, diz Paulo. Aos tessalonicenses o apóstolo escreveu: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação...” (1Ts 4.3). Daí sua recomendação aos colossenses: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas cousas lá do alto, não nas cousas que são aqui da terra” (Cl 3.1,2). “Da mente espiritual é que se originam todas as questões da vida eterna; mas da mente carnal só pode provir água pútrida e estagnada”.[4]
A mente renovada caracteriza o chamado homem espiritual, visto que o “homem espiritual” é todo aquele que, segundo Paulo, tem “a mente de Cristo” (1Co 2.16). Com isso, o apóstolo “não quer dizer que o cristão é capaz de compreender todos os pensamentos de Cristo. Mas, sim, quer dizer que o Espírito que nele habita revela Cristo. Por conseguinte, o homem espiritual não vê as coisas na perspectiva do homem do mundo. Ele as vê na perspectiva de Cristo”.[5]

Minha mente para mim é um reino,
Tantas alegrias presentes ali encontro
Que ultrapassam toda outra felicidade
Que a terra dê ou medre dessa espécie:
Embora muito eu queira do que a maioria desejaria ter,
Contudo, minha mente me proíbe de cobiçar.
(Sir Edward Dyer)[6]


[1] William Hendriksen. Comentário do Novo Testamento: Romanos. São Paulo: Cultura Cristã, 2001, p. 532.
[2] Ibidem.
[3] R. C. Sproul. Discípulos Hoje. São Paulo: Cultura Cristã, 1998, p. 171.
[4] Russell N. Champlin. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Vol. 5. São Paulo: Hagnos, 2002, p. 134.
[5] Leon Morris. 1Coríntios: Introdução e Comentário. Série Cultura Bíblica. São Paulo: Vida Nova/Mundo Cristão, 1992, p. 49.
[6] Citado por Champlin, op. cit., p. 134.

4 comentários:

  1. Olá Pastor Josivaldo, tudo bem contigo????
    Belo texto esse, realmente o cristão deve renovar a sua mente, para que possa ser um homem verdadeiramente espiritual. Se isso não acontecer o cristão fica igual as pessoas que não receberam Cristo ainda, e não entendem o sacrifício vicário de Jesus na Cruz do Calvário. Abçs e que Deus continue te usando poderosamente......

    ResponderExcluir
  2. Olá meu irmão, que satisfação revê-lo. Obrigado pelas palavras tão carinhosas. Vamos juntos seguindo o Senhor Jesus!
    Fique na paz e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigado Marildo pelo carinho e apreço. Deus o abençoe grandemente.

      Excluir