quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O que é profissionalismo?

Josivaldo de França Pereira 


“Profissionalismo” é um termo que aponta para o trabalho dedicado e responsável do profissional.
O profissionalismo deve estar acima da amizade e da inimizade também. Isso é indispensável para quem pretende ser bem sucedido no que faz.
O profissional que favorece esse ou aquele por ser amigo dele, facilmente levará para o lado pessoal quando o amigo não concordar com suas ideias e/ou refutar seus argumentos.
Para ser um bom profissional é indispensável ter ética e humildade. Ética no ambiente de trabalho significa tratar um ao outro com respeito e urbanidade. Humildade no ambiente de trabalho significa admitir erros, reconhecer limitações pessoais e querer aprender sempre.
Além disso, quem ocupa cargo de chefia e liderança, certamente será bem sucedido se trabalhar em prol da unidade e harmonia do grupo, zelando sempre pelo bem-estar da empresa ou instituição.
Biblicamente, os termos “profissional” e “profissionalismo” não aparecem nas Escrituras. Contudo, a ideia do que é profissionalismo está presente em toda a Bíblia. Trabalhar com dedicação e empenho é uma exigência bíblica. A guisa de exemplo, temos o zeloso trabalho de Paulo no ministério que Deus lhe confiou (At 20.24; 26.19; 2Tm 4.7) e suas recomendações às igrejas gentílicas (Ef 6.5-9; Cl 3.22-4.1).
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1Co 15.58).

Nenhum comentário:

Postar um comentário