quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Ciclo do Espírito – Parte 1

Josivaldo de França Pereira


Jesus ordenou aos seus discípulos que “em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém” (Lc 24.47). Disse-lhes ainda: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). É interessante notar como o ciclo de descidas do Espírito Santo se realiza no livro de Atos.
No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu sobre os discípulos como Jesus prometera. Os que presenciaram o ocorrido em Atos 2.1-4 eram judeus vindos de toda parte do mundo: “Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu” (At 2.5). Muitos judeus foram salvos naquele dia. O Espírito Santo desceu sobre os judeus na terra dos judeus e, como o próprio Jesus havia dito, a pregação do evangelho começava por Jerusalém (At 2.6-11), o que incluía, evidentemente, a Judéia.
Em Atos 8 o evangelho chega aos samaritanos. Aqueles de Samaria, por quem Pedro e João oravam e impunham as mãos, recebiam o Espírito Santo (At 8.14-17). Os samaritanos eram mestiços: meio judeus e meio gentios. O Espírito desceu sobre mestiços na terra dos mestiços. Mais tarde Pedro vai até a cidade de Cesaréia para atender o chamado de um centurião romano de nome Cornélio. Pedro pregou o evangelho aos gentios que ali estavam. “Ainda Pedro falava estas cousas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus...” (At 10.44-46). Isso não é maravilhoso? O Espírito Santo desceu sobre gentios na terra dos judeus. Mas ainda não é tudo.
Em Éfeso Paulo encontra um grupo de uns doze homens, discípulos de João Batista, que não havia recebido o Espírito Santo. Paulo evangelizou aqueles homens e os batizou em nome de Jesus. “E, impondo-lhes as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam” (At 19.6). O Espírito Santo desceu sobre judeus na terra dos gentios, completando-se, assim, o ciclo de descidas do Espírito no livro de Atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário