quinta-feira, 1 de março de 2012

O Culto Fragmentado

Josivaldo de França Pereira


Ao encontrar um amigo que esteve no culto da noite passada, alguém perguntou qual foi o primeiro hino cantado e quem fez a primeira oração. A resposta imediata foi: "Não sei por que cheguei atrasado". E sobre o que o pastor pregou? Insistiu o amigo. E novamente: "Não sei por que dormi durante a pregação toda". E qual foi o último hino cantado pelo coral? "Também não sei por que saí antes de acabar o culto".
Esta história ilustra o que queremos dizer por "culto fragmentado". Alguém poderia afirmar que jamais se comportaria como esta pessoa que: chegou atrasada, dormiu durante a pregação e ainda saiu antes do término do culto. Mas isso não está longe de nós.
Quantos na igreja oferecem um culto fragmentado a Deus porque na hora da oração estão com os olhos abertos olhando para todos os lados, totalmente distraídos e desconcentrados, ou simplesmente deixando de cantar alegando não ter hinário? Às vezes se gasta tanto com tantas bobagens, e não se tem menos de R$10,00 (dez reais) para comprar um hinário? Outras vezes fica-se vendo fotos ou conversando enquanto o pastor está pregando. E ainda tira-se a concentração da igreja e do dirigente do culto chegando atrasado, ou se levantando para beber água.
Você pode ajudar na reverência do culto. Chegue mais cedo. Se por acaso você chegar atrasado, não entre enquanto a igreja estiver orando ou lendo a Bíblia. Aguarde silenciosamente à porta até o momento em que você possa entrar (em silêncio). Desligue o celular. Participe do culto: cante, ore e contribua. Esteja atento à pregação, Deus tem um recado para você.
Não pense você que precisa cometer muitos erros ao mesmo tempo para prejudicar o culto, basta um só!
Meus irmãos, Deus não quer esse tipo de culto. Ele busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4.23,24). Portanto, colabore para o bom andamento do culto, oferecendo a Deus uma adoração integral e nunca fragmentada.

“Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (1Co 14.40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário