terça-feira, 6 de novembro de 2012

Da Existência de Deus

Josivaldo de França Pereira

 
Deus existe por definição, sem que, no entanto, possamos tomar a sua definição como prova lógica ou científica da existência dele. Deus é o que é (Êx 3.14). Não há prova científica da existência de Deus. Entretanto, isso não significa que não haja evidências científicas que apontem para a existência de um Criador. Evidências históricas, argumentos filosóficos e teológicos mostram ser mais razoável admitir a existência de Deus do que negá-la (Karl Heinz).
Embora a teologia reformada considere a existência de Deus como uma pressuposição completamente razoável, ela não pretende ser capaz de demonstrá-la por meio da argumentação lógica (Louis Berkhof). A intenção de provar a existência de Deus pode resultar inútil ou desnecessária. Inútil, se o investigador crê que Deus é galardoador dos que o buscam. E desnecessária se tentar forçar uma pessoa que não tem esta fé chegar, por meio de argumentos, ao convencimento em sentido lógico (Abraham Kuyper).
O cristão aceita pela fé a verdade da existência de Deus. Mas não por uma fé cega; porém, por uma fé que se baseia na evidência, e a evidência se fundamenta, antes de tudo, na Escritura como Palavra inspirada por Deus e, consequentemente, na revelação de Deus na natureza. A prova bíblica da existência de Deus não nos vem na forma de uma explícita declaração, e muito menos em forma de argumento lógico (L. Berkhof). Veja, por exemplo, Gênesis 1.1; Oséias 6.3; João 7.17; Romanos 1.20,21; 1Coríntios 1.20,21; Hb 11.6.
Crendo ou não na existência de Deus ninguém vive de fato sem ele. Conforme disse o apóstolo Paulo em Atenas, numa citação aos poetas gregos: “nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17.28). O ser humano tem sido descrito como “incuravelmente religioso”. Isso é apenas outra maneira de dizer que a religião é um fenômeno universal. Os missionários testemunham a presença da religião, de uma maneira ou de outra, entre todas as nações e tribos da terra. A religião é um dos fenômenos mais notáveis da vida humana.
Em Eclesiastes 3.11 Salomão afirma que Deus pôs a eternidade no coração do ser humano. Por que será que Deus colocou a aspiração do infinito na alma humana? Naturalmente para que o ser humano não se degrade, levado por instintos que podem prendê-lo apenas à materialidade das coisas que passam (Miguel Rizzo).
A verdade é que ninguém nasce ateu. O ateísmo resulta, em última análise, do estado de perversão moral do ser humano e do seu desejo de se esconder de Deus. Quanto ao nosso Deus, ele é o ser absolutamente necessário (causa de si), absolutamente criador (causa de tudo), absolutamente absoluto (não depende de nada, tudo depende dele): é o Ser dos seres, e o fundamento de todos.

Um comentário:

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge propagarmos a certeza de que Jesus Cristo já vive espiritualmente na terra pelejando por nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade original da eternidade:. E por princípio da nossa sublimação, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: (JÓ.33.2) – Passo agora a falar, em minha boca fala a língua:Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – AINDA DORMIS E REPOUSAI! BASTA! CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES:: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal Amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vegetando na de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta: (NM.24.4)-PALAVRA DAQUELE QUE OUVE OS DITOS DE DEUS, O QUE TEM A VISÃO DO TODO-PODEROSO E PROSTA-SE, PORÉM DE OLHOS ABERTOS....

    ResponderExcluir