quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Que é Ciência?

Josivaldo de França Pereira

 

Ciência é o conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência.  
A Ciência como disciplina é relativamente nova, surgiu apenas no século XVI, com Galileu Galilei. O termo “ciência” origina-se da palavra latina scientia, significando conhecimento.
A Ciência procura saber quando, como e por que as coisas acontecem. Entretanto, quando se trata da origem das espécies, do ser humano e do Universo, o que se ensina nas escolas é que existem dois pontos de vista: o Criacionista e o Evolucionista. Que o Criacionismo se baseia na Religião e o Evolucionismo na Ciência. E deixa-se para lá o Criacionismo.
Via de regra, de acordo com a Ciência, aquilo que não pode ser comprovado com evidências e prova cientifica deve ser naturalmente descartado. Contudo, nem tudo que é aceito pela Ciência como “científico” é de fato Ciência. Por exemplo, a paleontologia, ciência que estuda a evolução das espécies através dos fósseis. Para proceder a uma experimentação com animais é preciso estudá-los vivos. Mas como fazer experiências com espécies que já se extinguiram?
Ademais, para a Ciência, uma teoria é uma hipótese definitivamente comprovada. Todavia, isso não é sempre assim. Conquanto possamos dizer que a teoria da relatividade de Einstein seja uma teoria definitivamente comprovada, o mesmo não se pode dizer em relação à teoria da evolução.
No entanto, nossas crianças são ensinadas como se a teoria fosse Ciência e, a elas, não é dado o direito de conhecer o outro lado, ou seja, o ponto de vista Criacionista.
Os professores evolucionistas simplesmente desdenham do Criacionismo porque, em geral, estão cheios de preconceitos em relação a Deus, à Fé e à Religião. Eles não conhecem o Criacionismo e se conhecessem o Evolucionismo de verdade não o ensinariam como se fosse Ciência.
Você sabia que Charles Darwin não era ateu e o que ele ensinou em “A Origem das Espécies” está longe da distorção que seus seguidores fizeram de seus ensinamentos? Darwin era evolucionista sim, porém, ele nunca disse que o homem veio do macaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário