sábado, 5 de janeiro de 2013

O que faz a Terra girar?

Por Josivaldo de França Pereira

 
Desde muito cedo ouvi dizer que a Terra gira em torno de si mesma e do Sol, e que foram Copérnico e Galileu os primeiros a provarem isso. Contudo, não me lembro de ter ouvido nenhuma resposta plausível à pergunta: O que faz a Terra girar?
Se saíssemos às ruas entrevistando as pessoas com a indagação “o que faz a Terra girar?”, certamente ouviríamos respostas como: “Não faço a menor ideia”, “Deus fez assim”, etc. Creio piamente que o Criador fez o Universo como ele é, todavia, para coisas físicas existem explicações matemáticas, físicas e precisas. Podemos até não conseguir muitas respostas para nossas inquietações intelectuais, como ainda não as temos em relação a diversas coisas do Universo, mas as respostas estão lá. As leis que regem o Universo estão em toda parte. Só precisam ser descobertas.
O que faz a Terra girar em torno de si mesma sem atraso ou adiantamento? O que a faz dar uma volta completa em torno do Sol durante um ano com exatidão? Por que o globo terrestre se movimenta? Einstein respondeu parcialmente essas questões quando disse que a gravitação não se deve mais a uma força de atração, como pensava Newton, mas a uma deformação do espaço na vizinhança das massas. Em outras palavras, as coisas não caem porque são puxadas para baixo, e sim, porque são empurradas pelo espaço deformado pela Terra. Não existe a chamada força da gravidade. A Terra curvou o espaço em minha volta e está me empurrando para baixo.
Espaço e tempo estão intimamente relacionados. Na verdade eles são uma coisa só. Um tecido flexível chamado espaço-tempo. A Bíblia afirma que “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento não possuem palavra correspondente a “universo”, e para expressar a ideia faz-se uso frequente de “céus e terra”. Note que a Escritura Sagrada não diz que Deus criou a terra e depois os céus. A palavra “céus” vem antes de “terra”. “Céus” aqui é o espaço sideral, criado primeiro para receber a Terra, o Sol, a Lua, etc. A Terra, por exemplo, ocupou o espaço do Espaço, sendo “pressionada” por este.
Entretanto, se a Terra é pressionada em seus quatro cantos, por assim dizer, por que então ela não fica parada, estagnada no Universo? Antes de Copérnico e Galileu achava-se que a Terra realmente ficava imóvel, e o Sol se movia. Esse pensamento não estava baseado numa suposição científica equivocada. De fato, não estava fundamentado em nenhum conceito científico. Era apenas uma suposição religiosa errada. O que Copérnico e Galileu provaram cientificamente foi o contrário: o Sol é fixo e a Terra se move. Eppur si muove (porém ela se move), teria Galileu murmurado aos juizes da Inquisição.
Muita gente diria que o Sol puxa a Terra para ele em um círculo. Errado! A Terra gira em torno de si mesma (movimento de rotação) e do Sol (movimento de translação) porque o Sol distorceu o espaço em volta da Terra e o espaço empurra a Terra para o Sol, fazendo com que ela gire sempre do mesmo lado, em ambos os movimentos, numa velocidade contínua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário