terça-feira, 18 de novembro de 2014

O vaso do oleiro e a botija quebrada

(Jeremias 18 e 19)

Josivaldo de França Pereira


Um antigo cântico diz:
Eu quero ser, Senhor amado,
Como um vaso nas mãos do oleiro.
Quebra a minha vida e faze-a de novo.
Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo.

Conquanto a intenção do poeta tenha sido o desejo salutar de uma vida mais próxima de Deus, bíblica e teologicamente a letra está incorreta quando enfoca: “Quebra a minha vida e faze-a de novo”.
À luz de Jeremias 18 e 19 aprendemos que vaso quebrado é vaso condenado, e o vaso novo é vaso moldado; aperfeiçoado, melhorado. A massa mole pode ser remodelada, todavia, depois de endurecida no forno, tornando-se um vaso propriamente, quando quebrado, não serve para mais nada, exceto para ser jogado fora. Um vaso quebrado se transforma em cacos destinados ao lixo.
Em Jeremias 18.1-17 Deus ordena o profeta a descer até a casa do oleiro e vê-lo trabalhar, para ilustração da mensagem divina ao povo de Judá e aos moradores de Jerusalém. Chegando lá, Jeremias observa atentamente o oleiro entregue à sua obra. Entretanto, “Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu” (Jr 18.4).

Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel (Jr 18.5,6).

Da mesma forma como um oleiro pode remodelar um vaso mal formado, o Deus soberano poderia remodelar a casa de Israel ou qualquer outra nação para o bem, mas também para o mal, caso não houvesse arrependimento de suas maldades (cf. Jr 18.6-11). Porém, em Jeremias 19 temos outra realidade.
A botija que o profeta Jeremias quebraria representa o juízo definitivo do Senhor contra Judá e os moradores de Jerusalém. Deus manda Jeremias comprar uma botija de oleiro e levar consigo alguns dos anciãos do povo e dos anciãos dos sacerdotes. No vale do filho de Hinom, à entrada da Porta do Oleiro, o profeta apregoaria as palavras que o Senhor lhe dissesse.

Então, quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo e lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá outro lugar para os enterrar (Jr 19.10,11).

Jeremias não saberia fazer um vaso, contudo, podia perfeitamente quebrar um. O oleiro, por sua vez, mesmo que pudesse, não quebrava um vaso pronto depois de saído do forno, apenas o refazia, com a massa ainda amolecida. A Bíblia de Estudo de Genebra sintetiza bem o pensamento de Jeremias 19: “Judá, endurecido pelo pecado, não mais pode ser remodelado, mas somente destruído”.[1]
Portanto, com base em Jeremias 18 e 19, devemos pedir ao nosso Deus que nos remodele para sua honra, que nos melhore por sua longanimidade, aperfeiçoando-nos mais e mais em santidade de vida. Não peçamos a ele que nos “quebre” porque seria a mesma coisa de pedir ao Senhor que nos destrua, ou seja, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se.




[1] Bíblia de Estudo de Genebra, p. 882.

9 comentários:

  1. boa palavra, quantas vezes pedi pro senhor me quebra me faça denovo.
    nunca mais peço isso.
    que jesus me remodele pra honra e gloria dele

    ResponderExcluir
  2. boa palavra, quantas vezes pedi pro senhor me quebra me faça denovo.
    nunca mais peço isso.
    que jesus me remodele pra honra e gloria dele

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, gostei me ajudou nos meus estudos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, gostei me ajudou nos meus estudos.

    ResponderExcluir
  5. Gostei cada dia eu gosto mais dessa pasagem eu também pedia para Deus me quebrar agora vai ser diferente tenho q pedir para me modelar para a glória de Deus

    ResponderExcluir
  6. Gostei cada dia eu gosto mais dessa pasagem eu também pedia para Deus me quebrar agora vai ser diferente tenho q pedir para me modelar para a glória de Deus

    ResponderExcluir
  7. Gostei cada dia eu gosto mais dessa pasagem eu também pedia para Deus me quebrar agora vai ser diferente tenho q pedir para me modelar para a glória de Deus

    ResponderExcluir
  8. Sejamos barro nas mãos de Deus,para que ele nos molde de acordo com o que for útil a sua casa

    ResponderExcluir